Uma das coisas mais importantes quando decidimos ser financeiramente independentes livres é perceber quanto é precisamos para tal: é o chamado número FI (Financial Independence).
Como falamos Português, achamos mais piada chamar-lhe o número IF (Independência Financeira), embora o mais correcto fosse LF (Liberdade Financeira). Liberdade e independência não são sinónimos, mas deixemos a semântica de lado.
Há muitos factores que podem fazer com que não atinjamos o nosso objectivo de reforma aos 50 anos, pois a vida não é um processo linear e imprevistos acontecem. Coisas más não acontecem só aos outros. Ainda assim, achamos que vale totalmente a pena tentar.
Então como calculamos o nosso "número mágico"?
Identifica a tua média de despesas mensais.
Ao invés de usarmos a nossa média mensal actual, vamos assumir um valor mais alto para sermos mais conservadores.- Multiplica por 12 para obteres a tua média de despesas anuais.
- Identifica a taxa de rentabilidade média que consegues obter com os teus investimentos.Como queremos ser realistas, vamos assumir uma taxa de 4% ao ano porque pretendemos investir a maioria do nosso capital em imobiliário. A calculadora que usamos é a da ArrowPlus, uma empresa que, por sinal, tem excelente conteúdo online e sobretudo no Youtube.
- Divide a tua média de despesas anuais pela tua taxa de rentabilidade média esperada.Et voilá! Eis o montante que precisas investir para poderes ser financeiramente livre!
![]() |
O nosso "número mágico" |
1 comentários
Não faço as contas dessa forma porque não tenho o mínimo jeito, ou seja aplico o dinheiro em contas poupança onde o retorno mal cobre as comissões dos bancos mas supostamente é dinheiro seguro... Nunca gostei de arriscar, pois a única vez que o fiz tive de deixar o dinheiro mais 5 anos na CGD senão teria perdido 400€... Sei que o que tenho dá para os próximos 10 anos se ficasse sem mais rendimentos num futuro próximo, mas para a Liberdade Financeira não sei quanto falta... ou melhor pelas vossas contas daria uns 30 anos :( ou seja lá pela reforma (tenho 43 e a reforma já vai em 69 anos)
ResponderEliminar