O salário ideal

by - 10/25/2020

Sinto-me triste cada vez que ouço alguém dizer que um salário de 1000 € (mil Euros) é bom. Não porta se bruto ou líquido. Claro que depende de muitos factores, mas normalmente quem diz isso não acredita que possa ganhar muito mais.




O meu primeiro salário em Portugal foi de aproximadamente 740 Euros líquidos em 2013, quando comecei a trabalhar em consultoria. Fiz as contas e fiquei a bater mal durante muitos dias ao perceber que ganhava pouco mais de 4 Euros por hora. Convenci-me que era uma fase de aprendizagem e ramp-up, e estava certa. 

Depois de promoções, aumentos e 2 mudanças de entidade empregadora, o meu salário triplicou em 6 anos. As minhas funções também são mais exigentes, é claro. Esse pacote traz muito mais stress, o que às vezes me leva a questionar se vale mesmo a pena. Chego sempre à conclusão que sim, e que tenho é que aprender a gerir melhor o stress e eliminá-lo sempre que possível.

Quando penso no salário ideal, já não penso mais num valor no meu recibo de vencimento. Percebi que não é uma questão de salário, e sim de rendimento:
- Qual é o rendimento líquido total que eu e o meu marido conseguimos obter em 30 dias? 

Isso engloba o salário que nos é pago pelo trabalho por conta de outrem, mas também os biscates ("side hustles") que consigamos fazer e os dividendos ou rendas que consigamos receber de investimentos.

Aí, a coisa muda de figura, pois o foco já não é só no trabalho das 9 às 18, mas em fazer com eficiência esse trabalho para ter tempo, energia e boa disposição para cuidar de nós e da família e ainda ganhar mais algum à noite, ao invés de passar o tempo todo a ver séries ou a fazer scroll e likes nas redes sociais.

Assim sendo, um dos nossos objectivos para 2021 é conseguir alguns biscates online que sejam divertidos e interessantes, sem compromisso, que nos permitam desenvolver habilidades diferentes das que usamos no nosso emprego e aumentar o nosso rendimento mensal em pelo menos 5%, para começar. 

Além disso, estamos a aprender a investir no mercado mobiliário e à procura de um bom negócio imobiliário onde possamos aplicar parte das nossas poupanças.

Vamos ver o que é que conseguimos realizar até Abril. 

You May Also Like

1 comentários

  1. Acredito que em Lisboa não seja, mas nas aldeias seria excelente se me dessem esse valor...e sim sou Licenciada em Informática de Gestão há 20 anos mas como optei por trabalhar em empresas não ligadas ao software (transformação e produção) iniciei a carreira em 2000 a receber 2 SMN e agora passados 20 anos recebo praticamente o mesmo (estou no 4 emprego por causa disso mesmo) e acham que me pagam muito... Se eu acho que devia ganhar mais, sim, tenho a certeza, mas não tenho qualquer hipótese e é muito triste.

    ResponderEliminar